Cachoeira da Pedra Pintada e Sítio Arqueológico

Situam-se no distrito de Cocais. A distância de Cocais à entrada da cachoeira é pequena, cerca de 2,5km. Há uma taxa de visitação, cobrada por pessoa. Fizemos a caminhada até a parte baixa da cachoeira, que é de pouco mais de 1,5km. A trilha é bem marcada e há apenas uma travessia mais trabalhosa. O esforço físico é moderado, mas é preciso calma no retorno. Na ida, o trajeto é quase todo descida que precisará ser vencida na volta. São uns 130m de declive ao longo da trilha. Aqui está o registro de nossa caminhada da portaria até a cachoeira.

O sitio Arqueológico Pedra Pintada situa-se na Vila Colonial de Cocais. Localizada a 1070 m no nível do mar, a região faz parte do conjunto montanhoso da cadeia do Espinhaço, cuja importância ambiental foi reconhecida pela UNESCO em 2005.

As 122 pinturas foram feitas com pigmentos minerais, basicamente o ferro, divididas em três painéis, onde predominam os animais: macacos, veados aracnídeos, aves, mamíferos, peixes, além de armas com lanças e pontas de flechas.

Pelo fato da maior parte das representações aludir a animais de caça, poderiam referir-se a técnicas de obtenção de alimentos ou a rituais religiosos. A localização das pinturas descarta um objetivo ornamental. A sua característica naturalista nos leva a associá-las à magia, com representação de animais da fauna da região em figuras lineares e bidimensionais. O local apresenta características ritualísticas, e não parece ter sido usado para moradia no passado.

O Sítio Arqueológico está localizado em área particular, mas está aberto à visitação mediante pagamento de uma pequena taxa.